
Em um esforço para tentar popularizar o investimento em ETFs, a BlackRock – maior gestora do mundo – lançou uma série de produtos que permite aos investidores brasileiros ter acesso aos seus principais ETFs.
De acordo com a gestora, os novos ETFs iShares estarão disponíveis por meio de BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Dessa forma, a BlackRock listará diretamente na bolsa brasileira, a B3 (B3SA3).
O diretor geral para América Latina da BlackRock, Dominik Rohe, afirmou que “há um grande potencial”. Além disso, completou dizendo que “no Brasil vai demorar – não é algo que esperamos que aconteça amanhã ou em alguns meses. Para nós, este é um plano de longo prazo”.
Assim sendo, serão mais 37 novos ETFs da BlackRock na B3 por meio de BDRs. Antes a gestora tinha apenas 5 ETFs no Brasil, sendo eles sem BDRs. Vale dizer que grande parte dos novos produtos se baseiam em ações, portanto, incluindo setores como aeroespacial, biotecnologia e estratégias sustentáveis.
Os ETFs no Brasil
O sucesso dos ETFs ao redor do mundo é inegável, com um grande investidor fazendo uso deles – Ray Dalio. Entretanto, aqui no Brasil o cenário é diferente, com uma evidente baixa popularidade na indústria de fundos.
Isto é, até semana passada, havia menos de duas dezenas de ETFs de ações listados na B3, de acordo com a mesma. E isso ocorre mesmo com uma indústria enorme de fundos. De acordo com dados da Anbima, dos R$ 5,8 trilhões de reais investidos em fundos, apenas 0,5% deles estão alocados em ETFs.
Todavia, a Taxa Selic em sua mínima histórica, juntamente com uma recente revisão regulatória permitiu que tal realidade pudesse ser alterada. Agora, com a permissão por parte dos reguladores da criação de BDRs locais vinculados a ETFs no exterior, é possível criar um mecanismo facilitado para a listagem cruzada dos fundos. Além disso, permitiu que investidores não qualificados comprassem BDRs pela primeira vez.
Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:
Estudante de economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e redator e produtor de conteúdo sobre mercado financeiro e negócios.