Como saber se uma ação está desvalorizada?

acao preco desvalorizar

Uma das perguntas que pertuba os investidores é como saber se uma ação está desvalorizada e se isso faz com que seja uma boa compra. Essa é uma pergunta muito boa, afinal todos nós queremos comprar ações que estão desvalorizadas e vê-las subir de preço. Para muitos de nós, principalmente para os iniciantes, o mercado de ações é um pouco confuso.

Porém olhando de outro ângulo, precisamos entender que existem muitas maneiras de determinar o valor de uma ação. De fato não é fácil decobrir ser uma ação está com o preço abaixo do que ela realmente vale. Mas com um pouco de treino e conforme você vai adquirindo mais experiência, identificar se o preço de uma ação está desvalorizada vai ficando mais fácil.

Os indicadores

A definição de ações desvalorizadas pode parecer óbvia. Entendemos que uma ação está desvalorizada quando seu preço está barato. Mas não é só isso, para os investidores que querem descobrir se uma ação está desvalorizada existem muitas maneiras de descobrir isso. 

De fato é importante descobrir por que uma ação está sendo vendida a preço de banana antes de investir. Pra identificar possíveis razões que estão fazendo o preço da ação estar abaixo do valor justo.

  1. A empresa está num setor que está morrendo? 
  2. A empresa está passando por algum problema? 

A questão mais importante, porém, é se o problema da empresa é de curto ou longo prazo e se os gestores estão cientes do problema e estão agindo para corrigir.

Se a ação estiver desvalorizada devido o primeiro motivo, o caso pode ser mais sério e então seja melhor não investir nessa ação.

Com isso em mente vamos passar para uma análise mais aprofundada para tentar identificar se uma ação está desvalorizada.

Se as vendas de uma empresa estão aumentando a cada ano, mesmo com a economia fraca, estamos interessados ​​no potencial da sua ação. No entanto não confunda lucros com aumento de vendas. Muitas empresas estão cortando custos, e essa é uma maneira de aumentar os lucros, mas se suas vendas não estiverem crescendo, o crescimento da empresa no futuro será afetado negativamente. Na verdade o que as empresas estão fazendo atualmente é reduzindo o tamanho da empresa, o que levará a desvalorização do preço das ações.

Uma maneira de evitar muitas armadilhas de investir em ações erradas é encontrar empresas que aumentaram consistentemente as vendas nos últimos 10 anos e a previsão é de que continuem a aumentar as vendas em um ritmo bastante rápido no futuro.

Identifique o valor contábil

Outra estratégia que você pode usar envolve a avaliação do valor contábil. Muitos investidores não estão familiarizados com o valor contábil e o valor contábil por ação; portanto, é necessária uma definição rápida. O valor contábil é o patrimônio líquido (também chamado de lucros acumulados). O valor contábil por ação é simplesmente o patrimônio líquido ou lucros acumulados dividido pelo número de ações ordinárias em circulação.

Mas o valor contábil por ação é importante? Por si só, não. Mas quando comparado ao preço das ações da empresa, é extremamente importante. Em suma, empresas de qualidade com baixos índices de preço por ação (P / BV) superaram as empresas com altos índices nas últimas décadas.

Também vale a pena examinar a estratégia desenvolvida por Benjamin Graham. Vamos usar um dos métodos de investimento criado por ele. O método é baseado em índices mínimos de preço / lucro, índices preço / valor contábil e medidas de qualidade. 

Graham sugeriu que os investidores comprassem ações que atendam a todos os seguintes critérios:

  1. A atual relação preço / lucro (P / E) é 9,0 ou menos.
  2. Relação preço / valor contábil (P / BV) é de 1,20 ou menos.
  3. A relação dívida / ativo circulante de longo prazo é de 1,10 ou menos.
  4. A relação ativo / passivo circulante atual é de 1,50 ou mais.
  5. O crescimento do lucro por ação nos últimos cinco anos é de 1% ou mais.
  6. A empresa atualmente paga dividendo.
  7. O ranking de qualidade da Standard & Poor’s é B + ou melhor.

Conclusão

Esperamos que com essas dicas você possa identificar as melhores ações que estejam desvalorizadas. Essas dicas pode te render um lucro muito grande por isso ponha em prática agora mesmo. Boa sorte com os seus investimentos.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *