Ações da Coca ou Pepsi? Qual paga mais dividendos?

Pepsi ou Coca

Quem nunca se deparou com a seguinte pergunta quando foi a algum restaurante: Coca ou Pepsi? As empresas de bebidas mantêm uma relação de competitividade que beira a uma verdadeira rivalidade.

No entanto, deixando o paladar de lado, estas empresas ainda disputam outro ponto importante: o mercado americano de ações. Então, a pergunta que vale 1 milhão hoje é exatamente esta: ações da Coca ou Pepsi? Qual paga mais dividendos? Descubra agora!

A rivalidade: Pepsi ou Coca

Primeiramente, ao considerar o poder da marca, esta é uma batalha com vencedor definido. Afinal, a história parece até mesmo com o clássico desenho do Papa-Léguas, onde o Coiote mesmo correndo atrás, nunca o alcança. Enquanto os dois gigantes dos refrigerantes controlam 68% da indústria de bebidas carbonatadas dos EUA, a participação da Coca-Cola (NYSE:KO) é quase o dobro da Pepsi (PEP), 43,7% a 24,1%. Em termos de percepção, aposto que o colapso é quase o mesmo; duas em cada três pessoas provavelmente preferem a Coca-Cola.

No entanto, quando pesamos as ações de ambas companhias, a diferença não é tão gritante.

As ações da Coca-Cola vivem atualmente uma dor de cabeça “boa”. Afinal, para onde crescer quanto você é um gigante? A empresa vem nos últimos 56 anos com taxas de crescimento tímidas, mas sempre constantes. Assim, a empresa acumula 59% de crescimento na última década – bem abaixo do retorno de 222% no S&P 500.

As rainhas dos dividendos

Mas um ponto que sempre está a favor destas companhias mundiais, são os dividendos, e a Coca é uma das melhores pagadores de dividendos existentes.

Além disso, a empresa, devido a sua força — imagine você alguma empresa batendo a Coca-Cola — é uma das mais confiáveis do mercado. Desse modo, este ativo praticamente excede a renda variável e entra na fixa com seus dividendos seguros.

Já as ações da Pepsi funcionam de maneira um pouco diferente mesmo com um currículo semelhante. A ação da Pepsi subiu 136% na última década, produz 2,8% e aumentou seus dividendos por 46 anos consecutivos. É aqui que as duas ações de refrigerante diferem: o PEP está sendo negociado em máximas históricas, com alta de cerca de 5% no ano até o momento. É um aumento de 6,4% no ano até o momento, atrás do aumento de 14,6% no S&P 500, e um aumento de 32,8% nos últimos dois anos. Enquanto isso, as ações KO subiram cerca de 1% este ano e são negociadas cerca de 8% abaixo do pico de fevereiro de 2020.

Pode ser Pepsi? Pode!

Assim, quando o mercado começa a ficar perigoso, investidores sempre recorrem a estas ações confiáveis. Mas entre as ações de refrigerantes de dividendos, a Pepsi vem saindo na frente.

Nos últimos cinco anos, a Pepsi aumentou seus dividendos em uma média de 9,8% ao ano. A Coca-Cola aumentou seus dividendos em uma média de apenas 5,6% ao ano durante esse período. Quanto ao crescimento, a Pepsi relatou um crescimento de vendas de 20% e 43% de crescimento nos lucros em seu último trimestre; as vendas da Coca aumentaram 5%, enquanto o EPS caiu 19% em relação ao ano anterior. No entanto, para o ano todo, os analistas preveem um crescimento de 11% nas vendas para a Coca e apenas 7% para a Pepsi, então realmente não há muita diferença.

De todo modo, estas duas ações não seriam as melhores opções se você deseja valorização. Afinal, para onde estas companhias irão crescer? Mas quando se trata de longo prazo, os dividendos são armas poderosas.

Afinal, se você tivesse investido US$ 10.000 em ações da Pepsi há 10 anos e tivesse estes dividendos reinvestidos, hoje você teria US$ 28.815. Por isso, ter qualquer uma das ações guardadas em sua carteira de aposentadoria, não seria uma má ideia.

Assim, se você espera um veredicto sobre as ações da Coca vs Pepsi, a resposta seria: Pepsi.

Isto porque a empresa tem melhor desempenho relativo ultimamente, a ação da PEP poderia ser uma jogada melhor agora. Mas provavelmente você se sairá bem com qualquer um.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *