
Confira agora todos os detalhes que você precisa saber para investir em ações da Walt Disney Inc. (DIS/DISB34).
A Disney é uma das empresas que dispensam muitas apresentações, contudo dessa vez é necessário abordar um pouco mais da companhia:
The Walt Disney Company (NYSE: DIS), conhecida simplesmente como Disney, é uma companhia multinacional dos EUA, que atua no setor de mídia de massa. A empresa é sediada no Walt Disney Studios, em Burbank, Califórnia. Em dezembro de 2017, após a compra da 21st Century Fox, a empresa se tornou o maior conglomerado de mídia e entretenimento do planeta (por receita), passando assim a Comcast.
A Disney foi fundada em 16 de outubro de 1923, por Walt Disney e Roy Oliver Disney com o nome de Disney Brothers Cartoon Studios e estabeleceu-se como a grande pioneira na indústria de animação, até diversificar seus produtos para filmes em live-action, redes de televisão e parques temáticos. A companhia também operou sob o nome Walt Disney Studio e Walt Disney Productions. A empresa leva seu nome atual desde 1986, época em que expandiu suas produções para o teatro, rádio, música, publicidade e mídia online. Assim a empresa também criou algumas divisões corporativas com o objetivo de comercializar conteúdo para adultos, como a Touchstone Pictures, visto que sua marca principal, Disney, está associada a filmes para todos os públicos, como chamado no meio cinematográfico, uma empresa “family friendly”.
Assim, a empresa atualmente atua com suas divisões corporativas.
As divisões da Disney
Disney Parks, Experiences and Products
A Disney Parks, Experiences and Products, opera parques comuns e temáticos, complexos de hotéis, cruzeiros e oferecem viagens nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Assim, é a maior empresa de parques do planeta. Os parques da Walt Disney são construídos pela equipe criativa da Walt Disney Imagineering. O primeiro parque foi o Disneyland Resort, aberto em 1955, localizado em Anaheim, California. Foi seguido pelos Walt Disney World, aberto em 1971, Tokyo Disneyland Resort aberto em 1983, Disneyland Resort Paris aberto em 1992 e Hong Kong Disneyland Resort, aberto em 2005. Outros produtos da Walt Disney Parks and Resorts, incluem o Disney Vacation Club, que oferece hotéis da linha Disney fora dos resorts, como o Aulani, a Disney Resort & Spa, localizado no Havaí.
A Disney também oferece um serviço de guia de viagens ao redor do mundo, chamado Adventures by Disney, e sua linha de cruzeiro, Disney Cruise Line, que incluem os navios Disney Magic, Disney Wonder, Disney Fantasy e Disney Dream. Os navios ancoram na ilha Castaway Cay, no Caribe, pertencente a Disney.
The Walt Disney Studios
The Walt Disney Studios é a divisão de cinema, teatro e música da Disney. Os estúdios de cinema incluem o 20th Century Studios, Searchlight Pictures, Walt Disney Pictures, os selos Touchstone Pictures e Buena Vista International, a Marvel Studios, Lucasfilm, e os estúdios de animação, Pixar, Walt Disney Animation Studios e 20th Century Fox Animation, com a sua subsidiária a Blue Sky Studios. A empresa também é dona da Disneynature, com sede na França, voltada para documentários sobre a natureza.
Os filmes da Disney são distribuídos pela Walt Disney Studios Motion Pictures, antigamente conhecida como Buena Vista Distribution. A subdivisão de música, Disney Music Group, é dona das gravadoras Walt Disney Records, Hollywood Records e Fox Music. Com sede em Nova York, a Disney Theatrical Group, produz musicais e peças para a Broadway através da Walt Disney Theatrical. Seus outros entretenimentos teatrais incluem os espetáculos Disney on Ice, de patinação no gelo, e o show infantil Disney Live!
Disney Media Networks
A Media Networks é responsável pelos canais e rádios da Walt Disney Company. Sua empresa principal é a Walt Disney Television, anteriormente Disney-ABC Television Group, que é a maior rede de canais do mundo. A ABC produz séries através da ABC Entertainment e seu estúdio, o ABC Studios que também produz filmes para a televisão. Outros canais da marca é o ABC News, voltado para jornalismo e o Freeform, antiga ABC Family, voltado para adolescentes e família.
Nas rádios, a ABC tem seu próprio grupo que cobre os 50 estados americanos, o ABC Owned Television Stations Group. Além da ABC, a Media Networks supervisiona as redes ESPN, um dos canais de esportes mais conhecidos no mundo; o Disney Channel Worldwide, que oferece programas para o público infanto-juvenil e está em mais de 166 países em 34 línguas, canais como o Disney Channel, Disney XD e Disney Junior; e a rede de canais A&E Networks voltado para mulheres, arte e entretenimento, possui canais como Lifetime, History e A&E. Após a aquisição da 21st Century Fox pela Disney os canais da FX Networks e da National Geographic Global Networks entraram para o grupo Disney Media Networks.
Walt Disney Direct-to-Consumer & International
O segmento de Direct-to-Consumer and International (DTCI), composto por todos os negócios em meios internacionais da The Walt Disney Company e os diversos serviços de streaming da companhia, alinha tecnologia, venda de publicidade e plataformas de distribuição criados pelas divisões Studio Entertainment e Media Networks, para ampliar a presença global da empresa e criar experiências de entretenimento personalizadas e de vulto global aos consumidores de todo o mundo. Assim, o DTCI é responsável pelos negócios feitos diretamente com o consumidor em todo o universo da The Walt Disney Company, o que inclui o serviço de “streaming” de esportes da ESPN+, programado em conjunto pela ESPN, o Disney+ voltado para a família e o Hulu voltado para o público.
A Disney no mercado
Em 2020, a multinacional faturou US$ 65 bilhões, mas não saiu imune das consequências da pandemia. No entanto, nos resultados divulgados do 1T21 (que nos EUA correspondem aos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado) a empresa sofreu retração de 66% em seu lucro operacional.
Além disso, a empresa teve um prejuízo de aproximadamente 81 milhões de dólares no segmento de parques e experiências, justificado pela suspensão de atividades durante o ano e pela sua operação em capacidade reduzida diante da pandemia.
Apesar do prejuízo, é importante ressaltar que 2020 não foi um ano comum e ainda assim a Disney trouxe algumas maravilhas para o investidor. Na visão do João, há um elevado potencial de crescimento dos serviços de streaming da Disney, que atualmente são três: Hulu, ESPN+ e Disney+.
Somados, eles têm 127 milhões de assinantes e foram responsáveis por quintuplicar a receita da empresa em comparação a 2018.
Assim, graças ao bom desempenho da empresa nos últimos anos, mesmo com os grandes prejuízos causados pelo covid, as ações não desvalorizam tanto, chegando até mesmo a alcançar um bom crescimento no ano passado.
Confira os gráficos que mostram as variações do preço dos ativos BDRs da Disney:
Último ano:

Últimos 6 meses:

No último mês:

Apesar do bom desempenho da companhia no agregado. A partir de março as ações da empresa começarem a despencar. Contudo, é um apenas um reflexo das tendências do mercado americano, que está se direcionando novamente para os setores mais primários.
As ações da Disney
A Disney já está no mercado de ações a um bom tempo, sendo registrada na NYSE, a bolsa de Nova Iorque. Assim sendo, para investir nestas ações era necessário investir diretamente na bolsa americana. Contudo, recentemente as BDRs foram liberadas para os investidores brasileiros, e assim, agora é possível investir nas ações da Disney pela B3.
Assim, você tem duas opções para investir, pela bolsa americana e a brasileira:
Como comprar pela B3
Pela bolsa de valores o método é simples. Assim, basta acessar uma corretora, e procurar pelo ticker da BDR (Brazilian Depositary Receipts) da Disney. Assim basta digitar o código DISB34.

Como comprar no exterior
Para investir no exterior pode ser um pouco mais complicado. Assim, é necessária uma conta de uma corretora estrangeira. Você pode conferir algumas das melhores corretoras americanas clicando aqui.
Com a conta em mãos, basta procurar pelo ticker DIS, e adicionar em sua carteira de investimentos.
Vale lembrar que estas operações são realizadas inteiramente em dólares, por isso fique ligado nas taxas relacionadas.

Por fim, não deixe de conferir em seguida uma carteira de BDRs para você investir que possui a Disney na lista de ações! Basta clicar aqui.
Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: