2 ações dos EUA que pagam altos dividendos

acoes eua dividendos

Encontrar ações dos EUA que pagam altos dividendos enquanto o mercado de ações está próximo de máximas históricas é complicado, mas não impossível. De fato é preciso escolher com cuidado e preferir empresas financeiramente fortes, com condições de sobreviver a períodos complicados, como o que estamos vivendo atualmente.

Com isso em mente, separamos duas ações de alto rendimento no setor de energia com capacidade de sobreviver a períodos de grande incerteza economica. Veja a analise das duas ações, Chevron (CVX) e Enterprise Products Partners (EPD) abaixo

33 anos de alta

A Chevron é uma das maiores empresas de energia do mundo. Tem aumentado seu dividendo anualmente por 33 anos consecutivos e, hoje, oferece um rendimento de 5,6%, quase o máximo dos últimos 30 anos. 

Para ser justo, o setor de energia está profundamente em desvantagem atualmente, em grande parte porque a demanda despencou, acompanhando a queda nos preços do petróleo e do gás natural, devido países em todo o mundo terem implantado lockdowns para diminuir a propagação do COVID-19.

No entanto, apesar de um enorme desequilíbrio entre oferta e demanda, o setor de petróleo e gás natural continuam sendo fontes vitais de energia. E o setor se esforçou para aos pouco reduzir a oferta e assim controlar o mercado.

Ainda assim, a Chevron tem um balanço sólido e um negócio globalmente diversificado. Por exemplo, a relação dívida financeira / patrimônio líquido da empresa era de aproximadamente 0,25 vezes no final do primeiro trimestre. Isso é menor do que os de qualquer um dos seus concorrentes mais próximos. 

Enquanto isso, o acordo da empresa de comprar a Noble Energy é mais um sinal de força: a gigante do petróleo está basicamente buscando adquirir bons ativos, enquanto outros estão apenas tentando sobreviver. De fato a compra da Noble irá permitir a expansão da Chevron nos EUA e ampliará seu alcance no Mediterrâneo. Enquanto isso, o restante dos negócios da empresa vai do setor upstream (perfuração) até o downstream (produtos químicos e refino). Diversificação é bom para o seu portfólio, e também é bom para os negócios de uma empresa. 

Contudo comprar a Noble significa assumir as dívidas da empresa (aproximadamente US$ 8 bilhões), o que terá um impacto ligeiramente negativo em seu balanço. Mas essa gigante do setor de energia passará por esse período difícil, e há uma alta probabilidade de no final se tornar uma empresa mais forte. Enquanto isso, ao comprar as ações da Chevron você vai receber um grande dividendo

Grande estabilidade

O próximo nome é a Enterprise Products Partners, que atualmente oferece um enorme rendimento de 9,5% (perto dos níveis mais altos de sua história). Enquanto isso, essa distribuição é apoiada por mais de duas décadas de aumentos anuais. E igualmente importante, possui um portfólio intermediário muito forte e diversificado. De fato essa diversificação foi vital, para o bom momento da empresa, porque aproximadamente 85% da margem bruta da empresa está vinculada a taxas, o que significa que está sendo pago para mover produtos pelo sistema. Contudo o preço do que está fluindo através de seus tubos, armazenamento e ativos de processamento não é o fator principal – o volume é. 

Para ser justo, os baixos preços do petróleo e a redução da atividade econômica por causa do coronavírus atingiram níveis extremamente baixos. No entanto, a parceria cobriu sua distribuição em 1,6 vezes no primeiro trimestre, por isso parece bem posicionada para lidar com as adversidades. 

Dito isso, os investidores devem esperar que a receita seja reduzida devido a baixa demanda pelos serviços da Enterprise, e o crescimento pode desacelerar à medida que os clientes retiram seus planos de expansão (o que reduz a necessidade de mais infraestrutura).

Contudo o que garante a confiabilidade da empresa mesmo com todo o impacto negativo da pandemia nos negócios é que a Enterprise tem uma longa história de operação de maneira conservadora. Isso inclui coisas como foco na diversificação e forte cobertura de distribuição. A dívida financeira com o EBITDA era de cerca de 3,5 vezes no final do primeiro trimestre, o que é menor entre empresas do setor. 

Os investidores que buscam uma maneira de contornar a natureza volátil dos preços da energia e ainda encontrar uma maneira de colocar algum dinheiro no setor podem escolher a Enterprise Products Partners sem medo.

Conclusão

Não existe um investimento perfeito, a Chevron e a Enterprise Products Partners têm seus problemas. Mas se você conseguir olhar além das imperfeições, verá que ambas têm muito a oferecer aos investidores que procuram ganhar dividendos

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *