Amazon (AMZN) vs Alibaba (BABA): qual ação é melhor comprar?

Amazon Alibaba
  • As ações da Amazon e Alibaba podem sofrer comparações devido as suas semelhanças;
  • As duas companhias tem uma força de mercado extraordinária;
  • O mercado chinês é um ponto importante de virada de chave.

Quando se trata de E-commerce americano, você com certeza já lembra destas duas gigantes do mercado, afinal Amazon (AMZN) e Alibaba (BABA) dominam este mercado. Assim, por consequência, acabam dominando também o espaço das carteiras dos investidores ao redor do mundo.

No entanto, qual das duas gigantes é a melhor opção de compra do mercado? Pensando nessa dúvida que habita nos especuladores, elaboramos esta análise definitiva de qual ação, é melhor para você, investidor global.

Afinal, comparar estas duas ações, não é nenhum bicho de sete cabeças, e isto pode ser explicado com 3 motivos:

  • 1) Elas estão no mesmo setor;
  • 2) Elas dominam seus respectivos mercados dentro desse setor;
  • 3) Cada um tem um líder dinâmico cuja ambição parece se estender a outras galáxias.

As companhias

Vamos discorrer um pouco sobre estas populares companhias. Primeiramente, temos que começar com a empresa que faz parte das FAANGs, (as maiores empresas de tecnologia do planeta): A Amazon.

Com apenas uma frase, irei dar a você a verdadeira dimensão da companhia: seu fundador — Jeff Bezos — é o homem mais rico do mundo. Isso já explica muita coisa não?

A Amazon é uma companhia multinacional de tecnologia, e atua em setores como: computação em nuvem, streaming, inteligência artificial, e em seu carro chefe: o e-commerce. Ao adotar medidas práticas e entregas rápidas, a companhia galopou ao topo do setor, e hoje, considerando o valor de mercado, é a maior empresa de vendas virtuais do mundo.

No entanto, a sua concorrente Alibaba não está tão atrás.

A companhia fundada por Jack Ma, atua gerindo um grupo de empresas ligadas a tecnologia e vendas online. Assim, incluem sites de business-to-business, vendas no varejo e pagamentos online.

Você pode estar até não conhecer o nome da companhia, mas com certeza conhece sua principal plataforma: a AliExpress.

O site é um verdadeiro colosso mundial, maior que as potências americanas HP e eBay. Hoje, com 250 milhões de compradores ativos na China, é responsável por 60% do volume de entregas no país.

Amazon (AMZN) vs Alibaba (BABA)

Screenshot

Primeiramente, o melhor ponto para uma “batalha” de ações é analisar o desempenho das companhias ao longo do tempo. E afinal, qual investidor não ama gráficos?

Analisando o gráfico das duas companhias ao longo do ultimo ano, vemos movimentações parecidas das companhias. Afinal, as companhias atuam de forma parecida, e em um mercado de consumidor semelhante, então não é muita surpresa a grande parte dos movimentos estarem nas mesmas proporções.

No entanto, apesar da chinesa Alibaba, dona da AliExpress estar na frente nos primeiros seis meses, as ações da Amazon iniciaram uma tendência de escalada. Assim, fecharam a cotação anual a frente da valorização alcançada pela companhia chinesa de varejo.

A lição aqui é que o apetite dos grandes investidores por ações de comércio eletrônico de mega capitalização não conhece fronteiras. O big money quer comprar empresas grandes e de crescimento rápido e, embora a Amazon claramente tenha uma vantagem sobre o Alibaba no ano passado, a distinção entre mercados desenvolvidos e emergentes está diminuindo.

Apesar do revés relacionado à guerra comercial que ambas as empresas sofreram em 2019, os números de crescimento de longo prazo para AMZN e BABA são fortes nos últimos anos, o que não é surpreendente.

Veredito: Qual ação é melhor? BABA ou AMZN?

Ambas as ações são extremamente líquidas e têm uma tonelada de patrocinadores institucionais, então não há nada lá para escolher.

Com Jeff Bezos no comando da Amazon e Daniel Zhang no comando do Alibaba, nenhuma das empresas carece de liderança inteligente e ambiciosa. (Jeff deixará o cargo de CEO da Amazon em 5 de julho e aceitará o cargo de presidente executivo, enquanto o capaz Andy Jassy se tornará o novo CEO).

Jeff e Daniel têm usado seus enormes fluxos de caixa grátis para migrar para serviços em nuvem e produção de conteúdo original, enquanto também adquirem (ou formam joint ventures ) com negócios em campos aliados. Assim, Jeff comprou o jornal Washington Post e Daniel (com uma grande mão do predecessor Jack Ma) transformou o Dia dos Solteiros da China (11 de novembro) em um evento de mídia online que recebe tanta imprensa quanto a Black Friday.

No entanto, se tiver que escolher apenas uma destas ações para seu time, o seu camisa 10 seria as ações da Alibaba, por apenas um motivo: O mercado chinês.

Afinal, a população da China é maior (cerca de 1,4 bilhão contra os 327 milhões dos EUA) e a taxa de crescimento do PIB projetada da China de 8% para 2021 ainda é mais rápida do que a dos EUA, que tem taxa de crescimento projetada de 6,6%. Assim, como o mercado é mais maduro para diluir um crescimento, a BABA larga na frente.

Por fim, não deixe de conferir a comparação das ações da Apple vs ações da Amazon! Para isso, basta clicar aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *