BDR XP: Como comprar Ações da XP diretamente no Brasil

XP Investimentos

As BDRs surgiram como um grande facilitador para os investimentos no exterior. Assim, através do BDR XP por exemplo, é possível investir em ações da XP no exterior, ou até mesmo qualquer outra empresa brasileira. 

Primeiramente, antes de abordar sobre o BDR XP em si, se torna interessante decorrer um pouco mais sobre como funcionam as BDRs. 

BDR XP: Como funciona?

Os Brazilian Depositary Receipts, conhecidos popularmente pela sigla BDR XP, podem ser definidos como certificados de depósito. Mas como exatamente isso funciona? 

Em geral, as empresas realizam seus IPOs em Bolsas especificas. Ou seja, listam suas ações para venda em uma determinada Bolsa de valores, seja ela a B3, a Bolsa de Nova Iorque, a de Hong Kong, etc.  

No processo tradicional de compra de um ativo, você consegue comprar especificamente o ativo diretamente da bolsa de valores. Claro que, com a mediação de uma corretora que irá “segurar” o seu ativo. Assim quando você compra e vende ações por uma corretora, o “papel” fica em posse da corretora.  

Por isso, se torna inviável investir diretamente em uma bolsa internacional, pois aquele “papel” se torna inacessível, e você precisaria de uma corretora estrangeira para mediar essas negociações. 

As BDRs na prática

Assim, as BDRs servem para facilitar esse processo, pois funcionam como um certificado de depósito. Assim com o certificado, você consegue comprovar que investiu em uma determinada empresa do exterior, enquanto o “papel” verdadeiro da ação continua em seu país de origem. Bastante simples, não é? 

Contudo, como as BDRs são apenas certificados, comprar uma BDR não tem o mesmo peso de comprar diretamente uma ação, pois você não se tornará acionista da empresa, e assim não terá direito a votos. 

As BDRs ainda possuem alguma vantagem em relação as ações comuns. Afinal uma empresa estrangeira está completamente exposta a uma moeda estrangeira (salvo exceções), assim, se torna possível captar as variações do mercado internacional expondo sua carteira de investimentos, por exemplo, ao dólar.  

Vale citar que esse método é muito interessante em cenários de desvalorização cambial. Afinal com uma valorização do dólar perante ao real, “o poder de compra” do dólar sobe, e suas BDRs irão captar esse crescimento. 

De todo modo, graças as BDRs podemos investir em ativos estrangeiros aqui mesmo na Bolsa de valores do Brasil. 

A XP Inc.

A XP Inc. é a holding por trás da XP Investimentos. A holding ainda agrega alguns outros nomes bem famosos no meio financeiro, como a corretora Rico e a Clear.

Atualmente, a XP Investimentos possui mais de 19 anos de experiência no mercado, e atua com mais de 2,3 milhões de clientes ativos. Assim, a XP vai se consolidando como uma das maiores corretoras que atuam Brasil, e gerencia mais de R$ 436 milhões em custódia.

Assim, é de costume do mercado querer investir em empresas que possuem um bom desempenho, e com a XP não é diferente.

O que traz o questionamento em muitos investidores, como posso investir na XP?

BDR XP na prática

Primeiramente, temos que lembrar que a XP Inc. optou por realizar seu IPO na NASDAQ, assim as ações da empresa estão listadas apenas na Bolsa de Nova Iorque.

Com isso, as opções para os investidores brasileiros ficaram bastante reduzidas para conseguir captar o crescimento da empresa em nossas carteiras de investimentos.

Então, temos que esclarecer logo um fato: não existe BDR da XP na Bolsa brasileira.

E isso se dá graças a uma norma da Comissão de Valores Mobiliários:

O emissor do ativo que tenha sede no Brasil ou que os ativos localizados no país correspondam a 50% ou mais daqueles constantes nas demonstrações financeiras não é considerado um emissor estrangeiro. Portanto, ele não poderá ter suas ações como lastro de um programa de BDR. Em outras palavras, como a XP Inc. é uma empresa brasileira, uma declaração BDR não pode ser feita, pois, mesmo que os ativos estejam listados em uma bolsa estrangeira, a B3 não há considera um emissor internacional.

Assim, a opção de se investir em uma BDRs da XP fica bem longe da realidade, pelo menos por agora, ou até que as normas da CVM sejam atualizadas.

Contudo, ainda existem maneiras de investir em ativos da XP Inc. aqui do Brasil, e vou te ensinar como agora mesmo.

Como investir em ações da XP?

Existem ainda algumas maneiras de se investir em ações da XP aqui no Brasil, através do BDR XP.

Primeiramente, é importante lembrar que para fazer negociações em ativos listados diretamente na bolsa americana, se torna necessário o uso de uma corretora americana.

Se você ainda não possui uma conta em alguma dessas corretoras, confira agora uma lista com algumas destas corretoras, clicando aqui.

Para exemplificar, vamos utilizar a corretora Avenue, e mostrar como você pode encontrar os ativos da XP.

Lembrando, que aqui no Investir Global, temos um tutorial completo de como você pode abrir conta nesta corretora, clique aqui para conferir.

Então, segue o rápido tutorial:

Após realizar os passos necessários e alocar recursos a sua conta, você apenas precisa adicionar os ativos da XP em sua carteira.

Para isso, basta acessar a aba OPERAÇÕES. Uma vez dentro dessa página, basta acessar a ferramenta BUSCAR ATIVO. Está localizado logo no canto superior direito da página, conforme imagem a seguir:

,

Avenue App Operacoes e mais paginas Pessoal — Microsoft​ Edge

Assim, você será direcionado a uma nova página, onde haverá uma caixa de pesquisa. Neste momento você precisa inserir o TICKER, da XP Inc. (ou o ticker de outra empresa estrangeira que você deseje adicionar em sua carteira).

O ticker da empresa é bem simples: “XP“; por isso basta digitar o ticker em maiúsculo na caixa de pesquisa e a ação aparecerá como o primeiro resultado da pesquisa. Após esse passo, clique em visualizar.

Avenue App XP e mais paginas Pessoal — Microsoft​ Edge

Por fim, finalmente você será direcionado ao homebroker da Avenue, onde você poderá efetivamente comprar os ativos, basta inserir a quantidade desejada, ou o valor que você pretende investir.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *