China se torna a maior economia do mundo, ultrapassando EUA

China EUA

O Departamento de Estatísticas da China e o FMI divulgaram dados recentemente, onde a China se destacou ao superar os EUA em vários temas.

Dep. De Estatística chinês destaca crescimento positivo

Primeiramente, o departamento chinês apontou que o país cresceu 4,9% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nesse sentido, o resultado ficou abaixo dos 5,2% estimados por especialistas, no entanto, não vem sendo barreira para que a economia do país se expanda.

Inclusive, existe a possibilidade da China ser o único país a registrar expansão entre as grandes economias de acordo com os resultados das nações.

Além disso, a Bloomberg efetuou cálculos com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), onde a China mostrava crescimento no peso na economia global. Segundo os cálculos, o peso do país seria de 26,8% em 2021 para 27,7% em 2025, enquanto as outras economias somadas chegariam a 27,9%.

Sendo assim, a China só reforça a ideia de maior economia do mundo, ultrapassando inclusive os EUA, com base na sua trajetória de resultados.

Para se ter noção, em 2019 os EUA apresentou participação de 15,9% no PIB global e 10,3% na exportação de bens e serviços. No mesmo período, a China superou ambos apresentando participação de 17,4% do PIB mundial e 10,8% nas exportações.

FMI divulga dados da economia mundial: China se destaca

Posteriormente a publicação de dados da China, o FMI lançou o estudo “Perspectiva Econômica Mundial: uma longa e difícil ascensão” sobre dados recentes dos países.

No documento, a China figurou entre os países que se destacaram pelo desempenho acima da média sob uma variedade de itens ao longo do estudo.

Enquanto a previsão para os Estados Unidos sobre o PIB real é de -4,3% para 2020, a China tem crescimento estimado de 1,9%. Nessa mesma linha, a previsão de 2021 para os EUA é de crescimento de 3,1% no PIB real ao mesmo tempo que a China projeta 8,2%.

Em conclusão, mais do que uma boa reação contra a pandemia do coronavírus, a estratégia chinesa atual a colocou com desempenho acima das demais nações.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *