Como a alta dos juros americanos impactam seus investimentos no Brasil

pexels karolina grabowska

Entenda como a alta da taxa de juros pode impactar o mercado.

É bom sempre estar de olho na taxa de juros dos EUA. A economia americana dita muito do mercado, principalmente pelo fato do dólar ser a principal moeda do mundo. Por isso, confira as mudanças que o juros deve causar nos agentes econômicos, além de claro, aos seus investimentos.

As empresas

Logo de cara já dá pra imaginar que o aumento do juros irá causar um aumento da despesa das companhias. Afinal, as empresas tem suas dívidas e pagam juros em cima delas. Apesar de algumas empresas lidarem com taxas fixas, pode ter certeza que essa conta vai chegar.

Se pensarmos em um cenário onde essa taxa irá dobrar, as despesas das empresas irão multiplicar na mesma proporção, ocasionando uma margem de lucro menor nessas companhias.

Aí que mora o risco para seus investimentos, pois o lucro de uma empresa é o que serve de padrão para dizer sua estabilidade no mercado. Além de ser o principal fator de variação no preço de uma ação, empresas com maiores lucros tendem a valorizar e vice-versa. Logo uma taxa de juros elevada tende a reduzir o valor de ações, e isso em outras palavras significa prejuízo no seu bolso.

O efeito do juros no câmbio

O aumento da taxa de juros americana afeta diretamente a taxa de praticamente todos os países. Para entender isso, é importante saber o conceito de Risco-país.

O risco país é o termo dado para dizer o nível de segurança cada nação tem em quitar suas dívidas. Em outras palavras é o risco que existe em você investir em determinada nação e levar um “calote”. Países com um nível de risco elevado costumam ter taxas de juros maiores, ou seja, para compensar o risco do “calote”, seus investimentos rendem mais que uma nação considerada segura.

Os EUA é considerado a nação mais segura do mundo, ou seja com o menor risco. Então se ocorre um aumento da taxa de juros do melhor país para se investir, as demais nações são obrigadas a aumentar seus juros para atrair investidores com lucros maiores.

Por isso esse aumento de taxa causa uma desvalorização cambial, por que investidores “fogem” dos países mais arriscados para investir no seguro que agora tem melhores taxas. É importante lembrar que a taxa de câmbio é estabelecida pela quantidade de moeda que a nação possui, ou seja, quando os investidores retiram seus dólares, desvalorizam as moedas dos países emergentes.

No caso do Brasil, a desvalorização do real prejudica os investidores, afinal, a perda de poder de compra em relação ao dólar que dizer que se torna mais “caro” investir no exterior.

Os investimentos

O aumento da taxa americana provavelmente irá provocar uma subida da taxa de Selic, que atualmente está em 2%. A Selic baixa causou a migração de muitos investidores para a renda variável, afinal a renda fixa não estava muito interessante com essa taxa. Esse aumento pode trazer de volta muitos do investidores mais conservadores que gostam de investir em títulos públicos. Além disso, com a saída destes investidores da bolsa, os preços gerais das ações tendem a diminuir, principalmente as mais procuradas pelos investidores. Por isso, pode ser o momento de comprar essas ações em um momento de queda.

Por fim, não deixe de conferir as estratégias do Banco central para tentar conter o aumento do dólar clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *