Como investir em ações indianas e diversificar ainda mais seus ativos

investir

Entenda um pouco mais sobre este mercado emergente e aprenda como é possível investir na Índia.

A Índia é uma nação bem interessante de ser estudada, afinal de contas é uma das nações mais populosas, além de ser esperado que até 2024 ela supere a China como a maior população do planeta.

Atualmente a Índia ainda possui a população mais “jovem” do mundo, considerando o cenário atual de que as nações tendem a ter cada vez mais uma população envelhecida, o medo da falta de mão de obra ativa é real.

Além da capacidade produtiva, a Índia tem boas expectativas de crescimento. O Fundo Monetário Internacional previu um cenário promissor: A projeção de crescimento do PIB da Índia é de 11,5% para 2021, e 6,8% em 2022.

A crise do Coronavírus afetou praticamente todo o planeta, e a Índia não foi exceção. Contudo, as medidas tomadas pelo governo indiano em resposta foi um dos fatores que permitirão este crescimento.

O lockdown logo nos estágios iniciais acompanharam um pacote fiscal. Além disso medidas proteção social e apoio financeiro para pequenas e médias empresas foram feitas. Os programas de proteção social tiveram como objetivo proteger aqueles que foram mais impactados pela pandemia: trabalhadores do setor informal e aqueles que vivem abaixo da linha de pobreza, tanto na zona rural quanto urbana.

O foco do governo é reduzir a desigualdade, assim como implementar reformas orientadas para o crescimento visando recuperar a economia, assim como incentivo aos setores de infraestrutura, infraestrutura agrícola, microempresas alimentares, e um aumento do gasto público com empregos.

Como investir na Índia

Existem alguns processos para conseguir investir em um país estrangeiro, mas como nosso post é direcionado para você pequeno investidor, vamos focar nas maneiras mais simples de fazer isso.

Primeiramente, temos que lembrar do conceito de ADR (American Depositary Receipts ). Os ADRs são títulos de empresas estrangeiras representadas no mercado americano, e através delas que é possível investir diretamente em ações indianas especificas. Vamos mostrar como fazer isso:

ADRs

Primeiramente, lembramos que para esse tipo de operação é necessário ter uma conta em alguma corretora americana. Neste tutorial usaremos a corretora Avenue. Por isso, se você ainda não possui conta nesta corretora, temos um tutorial passo a passo de como criar e realizar os passos necessários para começar a investir, clique aqui e confira.

Após adicionar os fundos a sua conta, abra a aba de OPERAÇÕES e clique em buscar ativos.

Avenue App Operacoes e mais paginas Pessoal — Microsoft​ Edge

Após esse passo, você estará na página de busca, no centro da página haverá uma caixa de pesquisa. É bom lembrar que a maneira mais fácil de achar um ativo ou fundo em especifico é através do TICKER, um código que representa a ação. 

Como exemplo estaremos usando a empresa HDFC Bank Limited, que é uma empresa de serviços bancários e financeiros da Índia, apesar de atuar também em outros países. A HDFC tem o 3° maior valor de mercado entre as empresas de capital aberto da Índia, valendo cerca de 5,67 trilhões de rúpias indianas.

No mercado americano, a empresa tem o Ticker na sigla “HDB“.

Clique na caixa de pesquisa e digite o ticker, abaixo aparecerá a ação da empresa, e então basta clicar em visualizar.

Avenue App Buscar e mais paginas Pessoal — Microsoft​ Edge

Após esse passo você estará na página da ação. Aqui é onde você realmente irá investir no ativo, é possível selecionar a quantidade de ações desejadas, ou a quantia monetária que você pretende investir. Lembrando que todas essas operações são feitas em Dólar.

ETFs

Os fundos de investimentos podem ser uma opção ainda mais interessante. Considerando que estes fundos são de responsabilidade de um gestor ou empresa capacitada, que montam essas carteiras. Logo cabe a você apenas escolher o fundo que mais se adapta ao seu perfil de investimento. Assim os fundos podem ter objetivos diversos e tentam captar tendências variadas, seja em um setor de mercado, um nicho regional, ou até mesmo uma moeda. Por isso através deles é bem fácil expor sua carteira ao mercado indiano.

Separamos os três ETFs indianos mais populares do mercado. São eles:

  • iShares MSCI India ETF (INDA);
  • WisdomTree India Earnings Fund (EPI);
  • iShares India 50 ETF (INDY).

O processo para encontrar esses fundos na corretora Avenue é o mesmo das ações citadas acima, então basta repetir utilizando o Ticker dos fundos.

Por fim, não deixe de conferir agora como é possível investir na China clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *