“Criptomoedas não são reserva de valor”, afirma presidente do FED

bitcoin price latest

Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve (o banco central dos EUA), disse na segunda-feira que as criptomoedas permanecem uma reserva de valor instável e que o banco central não tem pressa em apresentar um concorrente.

“Elas são altamente voláteis e, portanto, não são depósitos de valor realmente úteis e não contam com o respaldo de nada”, disse Powell durante um painel de discussão virtual sobre banco digital hospedado pelo Bank for International Settlements. “É mais um ativo especulativo que é essencialmente um substituto para o ouro do que para o dólar.”

Powell falou em um dia em que o bitcoin estava em baixa na Coinbase, mas ainda negociava perto de US$ 57.000 cada. O preço da criptomoeda disparou nos últimos sete meses em meio a uma enxurrada de atividades comerciais e à crescente aceitação no setor financeiro.

Um novo BitCoin

Por isso, nos últimos anos, o Fed tem trabalhado em seu próprio sistema de pagamentos, para facilitar a transferência mais rápida de dinheiro, assim a divulgação do produto final provavelmente ocorrerá nos próximos dois anos.

Assim, o FED dedicou pesquisas, para saber se uma nova criptomoedas do banco central deve surgir

Sobre a última questão, Powell disse que o Fed está “indo no seu próprio tempo”, antes de tomar alguma decisão.

“Para avançar nisso, precisaríamos da adesão do Congresso, do governo, de amplos elementos do público, mas ainda não começamos o trabalho de engajamento público”, disse ele. “Portanto, você pode esperar que atuemos com muito cuidado e transparência no que diz respeito ao desenvolvimento de uma moeda digital para o banco central.”

O Fed de Boston firmou no ano passado uma parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Para montar um estudo de alguns anos para o desenvolvimento de uma moeda digital para o banco central. Mesmo assim, está mais focado na hipótese de uma criptomoeda patrocinada pelo banco central do que na implementação iminente.

Powell disse que o Congresso provavelmente teria que aprovar algum tipo de legislação habilitadora antes que o Fed pudesse prosseguir com sua própria moeda.

Ele observou, porém, que a pandemia Covid-19 enfatizou a importância de desenvolver melhores sistemas de pagamentos para que o dinheiro chegue rapidamente a quem precise.

Por fim, confira nosso post sobre a aposta dos investidores sobre o preço do BitCoin. Basta clicar aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *