Dólar (USD): Tudo sobre a Moeda, Dólar Hoje e Como Comprar

Dólar

Entenda as particularidades do Dólar, sua cotação e as maneiras de investir.

Primeiramente, é importante entender o que é o dólar. O dólar é a moeda dos estados unidos, mas essa frase não mostra a dimensão da moeda para a economia mundial. O dólar é tratado como paramento de comparação das moedas mundiais, e por isso, funciona como fundo internacional. A moeda geralmente é representado pelo símbolo US$, contudo o FMI ( fundo monetário internacional) representa pela sigla USD, que normalmente também é a forma que aparece na bolsa de valores.

O dólar surge em 1786, durante a guerra de independência americana. Neste momento, era necessário uma moeda centralizada para financiar os custos de guerra. Antes disso, varias moedas coloniais circulavam pelo pais, assim dificultando as negociações.

Dólar como moeda internacional.

O dólar em seus primeiros anos passou por muitas variações, muito em decorrencia dos problemas enfretados pelos estados unidos.

Na década de 30 ocorre a grande depressão, em decorrência da quebra da bolsa de Nova Iorque. Neste momento o dólar enfrenta uma grande crise, com a queda de seu poder de compra. As medidas tomadas para evitar a crise levaram a associar o dólar pelo preço do ouro. Assim com a retomada de seu valor, começa o caminho para se tornar moeda mundial.

A segunda guerra mundial, abalou o sistema econômico do globo. A Inglaterra, que até então era a maior potência, um credor internacional, se torna um devedor internacional pelas consequências da guerra.

Nesse momento, os EUA favorecidos pelas medidas tomadas após a depressão, e também pelo seu posicionamento neutro no inicio da guerra, consegue tomar a dianteira do mundo, recebendo os empréstimos feitos para o financiamento e a reconstrução de guerra.

A partir daí, o dólar passa a ser reconhecido mundialmente, e sua cotação passa a ser referência em todo o mercado.

O dólar hoje

Atualmente, o dólar continua sendo a principal moeda do mundo, sendo responsável por estabelecer o padrão de moeda.

Ele serve como fundo de reserva internacional de diversos países, incluindo o Brasil. Além disso, é usado como moeda padrão em varias transações de investimentos, como o preço básico de Commodities, e como padrão de preço das empresas internacionais.

Considerando o mercado de investimentos, a moeda também se destaca.

As maiores empresas do mundo são negocias na bolsa de valores americana. Além disso, o mercado americano é um dos mais estáveis, por isso, é o queridinho de quem gosta de investir em renda variável.

A cotação do Dólar Hoje (13/03) é de 5,55 em relação ao real. Contudo com o pacote de estímulos promovido pelo governo americano, a tendência é que ele ira valorizar ainda mais.

Como expor seus investimentos.

Existem algumas maneiras de investir em dólar, tanto no Brasil ou diretamente no exterior.

No Brasil você pode investir em BDRs, títulos de empresas estrangeiras negociados diretamente na bolsa. Além disso, é possível investir na moeda em si. A B3 oferece opções de negociação de dólar a vista ou em dólar futuro.

Outra opção é buscar investimentos diretamente no exterior. Neste caso é preciso uma corretora americana para mediar suas operações. Aqui no investir global elaboramos um tutorial de como abrir uma conta, não deixe de conferir clicando aqui.

Com a conta finalizada, basta escolher as ações ou ETFs. Os fundos contam com algumas vantagens, por isso não deixe de conferir clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *