ETF Bitcoin USA: é possível investir em Bitcoin através de ETFs nos EUA?

Sem titulo

Os ETFs americanos podem ser definidos como fundos de investimento. Sendo assim, é possível utiliza-los para investir em BitCoin? Descubra a resposta a seguir

Um ETF (Exchange Traded Funds) é um fundo de investimento negociado em bolsa. Então se você ainda não está familiarizado com esse termo, vou explicar um pouco sobre como funciona esse método de investimento.

Os fundos funcionam como uma junção de investidores, que unem suas reservas em um único fundo com um propósito determinado. Então um gestor capacitado, monta uma carteira de investimento (um portfólio de ações) e investe as reservas que os investidores alocaram no fundo. No final da operação, os lucros (ou prejuízos) são divididos entre os investidores. Bem simples não é?

Os propósitos dos fundos podem ser variados, e focados em diversos setores diferentes, e sendo assim, é possível existir um fundo que almeje os Bitcoins? A resposta é SIM, apesar que indiretamente.

O Bitcoin e os ETFs

Infelizmente, nos EUA ainda não existe um fundo que invista diretamente em Bitcoins. Isso se dá pela desconfiança que a comissão de valores americana tem na moeda. Por isso os fundos (apesar de algumas tentativas) ainda não existem.

O mês passado ficou marcado pelo anunciou do primeiro ETF de BitCoin da América do Norte, realizado no Canadá, então você já pode imaginar que foi um sucesso daqueles. Em 48 horas o fundo movimentou cerca de 1,7 bilhão de reais. Por isso, existem expectativas que em futuro próximo à comissão americana também aceite estes fundos.

Por outro lado, enquanto isso não acontece, existem alguns fundos de Blockchain.

Fundos de Blockchain

O Blockchain é a tecnologia usada por trás do BitCoin. Assim a ideia geral dessa tecnologia é permitir a verificação de transações de modo descentralizado e criptografado, sem um ente supervisor, papel que os bancos centrais costumam representar com relação às moedas fiduciárias, como dólar, euro e real.

Estes fundos tentam captar um pouco da essência do BitCoin, assim investem em empresas de tecnologia que buscam pesquisar ou aplicar essa tecnologia.

É claro que o Blockchain “explodiu” graças a popularização das criptomoedas, mas atualmente essa tecnologia se expandiu e foi além desse conceito. Assim podemos usar de exemplo os NFT (tokens não fungíveis) que utilizam a tecnologia Blockchain para representar tokens virtuais exclusivos.

Assim, voltando um pouco aos fundos, temos dois requisitos para determinar se um fundo é de Blockchain:

  • Fundos que investem em empresas envolvidas com a transformação de aplicações de negócios, através do desenvolvimento e uso da tecnologia Blockchain;
  • Os que investem em futuros e opções atrelados ao desempenho do Bitcoin, Ether e outras criptomoedas, ou em produtos de investimento em criptomoedas.

Assim, segue relação de alguns fundos de investimento em Blockchain:

ETFsTICKER
Amplify Transformational Data Sharing ETFBLOK
Reality Shares Nasdaq NexGen Economy ETFBLCN
First Trust Indxx Innovative Transaction & Process ETFLEGR
Capital Link Global Fintech Leaders ETFKOIN

É sempre importante lembrar que estes fundos estão presentes na bolsa de valores americana, assim para isso, é necessária uma corretora nos EUA, já ensinamos como você pode criar uma conta nestas corretoras. Assim, basta clicar aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *