Investir em Ouro ainda vale a pena em 2021? Descubra agora

ouro

Ao longo da história, o ouro sempre foi a “moeda” de emergência do planeta, sua capacidade de agregar valor foi extremamente disputada ao longo dos séculos, fazendo assim o metal mais desejado na história da humanidade e mais popular no campo dos investimentos.

Contudo, ao longo dos anos, o metal foi perdendo esta característica de protagonista do sistema econômico para se tornar apenas um figurante, por isso surge a dúvida: ainda vale a pena investir em ouro em 2021?

Por que investir em ouro?

Primeiramente, é necessário entender porque as pessoas ainda investem em ouro. Atualmente o ouro funciona como um ótimo instrumento de diversificação de sua carteira de investimentos, principalmente para se proteger durante crises. Afinal o metal precioso é um ativo físico, com lastro e uma demanda praticamente garantida, assim, o ouro não sofre muitas variações degradativas mesmo em momentos catastróficos.

Por exemplo, no auge da crise do Coronavírus, no ano passado, enquanto a bolsa de valores sofria danos severos graças as decorrências do vírus, o preço da onçatroy (1 onça troy = 31,1034 gramas), bateu recorde, fechando a mais de US$ 2 mil.

Então é completamente seguro investir em ouro? E a resposta é: nem sempre.

O ouro, assim como qualquer outra commodity, está sujeito as variações de oferta e de demanda. Assim, pode-se dizer que a oferta desse ativo depende da capacidade das jazidas de extração, e a demanda depende exclusivamente das oscilações do mercado.

Por isso, pode-se dizer que os valores do ouro irão oscilar periodicamente, muito mais do que ativos de renda fixa, por exemplo.

Vale a pena investir?

Assim, voltamos a pergunta central do texto. Afinal, então, se o ouro é uma reserva tão útil para minha carteira, por que não investir?

E essa pergunta é bastante interessante.

Afinal, se o ouro vai tão bem em tempos de crise, ele é sim um bom ativo a se investir, para se proteger nestes momentos. Contudo, o metal precioso perde disparadamente se formos comparar a sua valorização com as valorizações dos ativos da bolsa.

Por exemplo, vamos usar o Índice S&P 500 que mostra as 500 maiores empresas da bolsa dos EUA, como ferramenta de comparação. De janeiro de 1975 até março de 2021, o ouro teve um retorno de 877%. Um valor considerável, certo?! Mas, no mesmo período, o S&P 500 valorizou absurdos 5.060%. No geral, a valorização do mercado sempre irá bater a valorização do ouro, afinal o mercado acompanha o crescimento da economia, e o metal apenas a sua variação de demanda.

Contudo, isso não quer dizer que você deva evitar o investimento no metal precioso. Afinal a diversificação é um ponto muito importante em sua carteira de investimentos, e pode ser uma ótima ideia ter uma parcela dos seus investimentos protegidos em momentos de crise.

Por fim, confira agora duas ações americanas do setor financeiro para você investir agora em 2021, confira clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *