IPO Getnet, do Santander, vem aí nos EUA

Mais uma empresa brasileira está buscando seu IPO na bolsa de valores dos Estados Unidos. A empresa de adquirência Getnet protocolou hoje na Securities and Exchange Comission (SEC), documentos referentes à sua listagem na Nasdaq. Confira agora mais detalhes!

Por que as empresas querem fazer IPO nos EUA?

A Wallstreet é a maior e mais conhecida bolsa de valores do mundo. E ela é conhecida assim pelo fato de quê os maiores investidores e empresas do mundo estão lá. Por isso, é muito interessante para as empresas entrarem na “febre” da Wallstreet, visto que a empresa irá ganhar uma grande visibilidade internacional.

Além disso, a bolsa americana é mais “evoluída” que a brasileira. O grande número de empresas e investidores aumentam a liquidez do mercado, facilitando as operações e garantindo mais segurança e estabilidade.

Os Americanos ainda possuem outra boa vantagem, os números.

Não é surpresa que a educação financeira não é popular no Brasil. E assim, apenas uma parcela minúscula de cerca de 3% da população tem o costume de fazer investimentos. Por outro lado, a realidade é bem diferente nos EUA, onde cerca de 55% da população americana possui algum ativo da bolsa.

A dimensão desses números permitem as empresas fazerem IPOs mais robustos, com maiores números de ações e com valores maiores. Afinal quanto maior a demanda maior o preço certo? E investidor é o que não está faltando no mercado americano.

Contudo, o mercado brasileiro sai ganhando no quesito custo. O IPO nos EUA é mais salgado que o brasileiro. Em geral, os custos da oferta são bastante atrelados ao sucesso dela, ou seja, quanto maior o IPO, maior será a porcentagem das taxas. No Brasil o custo médio varia entre 2,5% a 5,6% do valor arrecadado, enquanto nos Estados Unidos a média fica entre 4% e 11,7%.

O que você precisa saber antes de investir em IPOs

Em primeiro lugar, é fundamental reconhecer que uma empresa não abre o capital porque a administração quer apenas expandir a base de investidores para incluir você e eu. Um IPO é geralmente um evento de liquidez que permite aos investidores iniciais sacar parte, ou a totalidade, de seu investimento.

Ou então, é um evento de levantamento de capital que levantará dinheiro para manter o negócio funcionando (não é o cenário ideal para novos investidores) ou financiar iniciativas de crescimento (muito mais atraente, na minha opinião). Os investidores devem esperar que haja ofertas secundárias ao longo do caminho. Também é aconselhável reconhecer a diferença entre um spin-off e um IPO. Em um cenário de spin-off, vemos a criação de uma empresa pública pura que antes era uma unidade de negócios dentro de uma organização muito maior.

Isso é diferente de empresas que sempre foram independentes e estão apenas abrindo o capital por meio de um IPO tradicional. Os desmembramentos costumam ser oportunidades interessantes porque essas empresas são livres para seguir sozinhas e buscar o seu melhor futuro, e não trabalhar nos limites da empresa da qual costumavam fazer parte. Pode haver uma nova energia que pode ajudá-los a prosperar. Finalmente, ao investir em IPOs, não fique muito preso em tentar negociar as ações e obter o melhor preço com a compra de uma ação. É muito mais importante se concentrar no negócio e no modelo de negócios.

Assim, é importante estar atento para onde o negócio provavelmente irá no futuro. Em seguida, calcule a média da ação ao longo do tempo para distribuir sua base de custo. Isso é especialmente importante durante os períodos de volatilidade do mercado, como estamos vivenciando agora.

O IPO da GetNet

A SEC, seria o comparativo a CVM aqui no Brasil. Por isso, o pedido junto a SEC é o primeiro passo para o IPO americano da GetNet. A empresa, fundada em 2003, foi comprada pelo Santander Brasil em 2014. Em junho, a companhia tinha um parque de 2 milhões de maquininhas de cartão (POS), 876 mil clientes e um volume de pagamentos processados (TPV) de R$ 183,2 bilhões no semestre.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *