NFT: Entenda o que são tokens não fungíveis, o assunto do momento

nfts

Confira um pouco mais sobre os NFT, a novidade que já movimenta milhões de dólares ao redor do mundo.

Primeiramente, tenho certeza que você está se perguntando, mas o que diabos é um NFT?

NFT é uma sigla em inglês para token não fungível. Contudo, isso ainda não é uma resposta, para entender exatamente o que são esses tokens, é importante entender o que significa a palavra fungível.

Fungível segundo o nosso bom amigo dicionário tem o seguinte significado: “passível de ser substituído por outra coisa de mesma espécie, qualidade, quantidade e valor.” Então se os tokens são NÃO FUNGÍVEIS, quer dizer que é algo único, que não pode ser substituído por causa de seu valor.

Os Tokens na prática

No dia a dia os NFTs servem como uma espécie de selo de autenticidade virtual. Em outras palavras, servem como uma prova de que certo objeto é único, seja este objeto físico ou virtual. Os NFTs servem para identificar e vender estes objetos.

Agora eu imagino que você esteja pensando em algo como: “tá, mas qual o significado de se marcar um objeto virtual como único?”

Aí entra o conceito econômico da escassez. Por exemplo, ao entrar em uma loja de calçados, nesta loja existem milhares de calçados, contudo apenas um calçado é do seu tamanho. Você provavelmente estará muito mais interessado naquele único sapato, pois é o único que atende as suas necessidades, apesar de existirem diversos outros sapatos. A escassez ajuda a agregar valor, e é a partir desse conceito que NFT funcionam.

Para ficar mais fácil de visualizar, vamos falar em um setor estes NFTs são aplicados em prática, na arte.

Em 2017, uma dupla de artistas Matt Hall e John Watkinson criaram a primeira série de ilustrações que usavam essa tecnologia, um grupo de personagens chamados CryptoPunks. Cada uma dessas imagens é associada a um NFT, que eles registram e colocam à venda. O comprador se torna o único dono da imagem.

Mas afinal por que pagar para ter uma imagem virtual, já que posso simplesmente pegar uma cópia na internet?

Você também pode pegar uma cópia da Monalisa no Google, mas isso não quer dizer que você é possui a pintura feita pelo Leonardo da Vinci.

O NFT serve para dar a exclusividade necessária para gerar valor.

Assim, cada um dos CryptoPunks feito pela dupla, atualmente valem mais de US$ 25 mil.

Como o NFT funciona

Os NFT usam a mesma tecnologia por trás do Bitcoin, o blockchain.

Essa corrente de blocos são como livros contábeis, que registram as transações, contudo tem como vantagem de serem divididas em pequenos blocos, assim a corrente formada por esses blocos é mais segura, pois salva as informações em intervalos regulares. Assim o blockchain é a ferramenta perfeita para operar os NTFs, protegendo sua segurança.

Vale lembrar que muitas das compras de NFTs são feitas em moedas virtuais.

Por fim, confira nosso post sobre a Ant Group, empresa de tecnologia que mesmo sem IPO já vale mais de US$ 200 bilhões clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *