O Comportamento de manada e como ele pode afetar seus investimentos

pexels photo

Entenda como esse comportamento social pode prejudicar sua vida financeira.

O comportamento de manada é um fenômeno comum pra quem está acostumado com a bolsa de valores. Mas antes de entender a importância de estar atento, vamos entender o significado.

O que é o comportamento de manada?

Este comportamento descreve uma ação coletiva, dada como um efeito cascata. Em outras palavras, o efeito se dá quando um determinado grupo de pessoas repetem o comportamento de outro grupo, as vezes de forma irracional, sem pensar no motivo de estarem fazendo isso.

Este efeito tende a ser mais comum em cenários onde existe muitas incertezas. E afinal o que é mais incerto do que a bolsa de valores?

O risco do efeito

O efeito manada é dado ao pensamento humano de copiar de alguém aquilo que julgamos que não sejamos bons. Por isso, é muito comum vermos esse cenário no mundo dos investimentos.

O verdadeiro risco mora em uma questão: Não pensar. O comportamento leva aqueles inseguros a simplesmente seguirem a onda. Por exemplo, recentemente em Belo horizonte, o sindicato dos caminhoneiros ameaçou uma possível greve. Isso gerou um efeito onde varias pessoas lotaram as filas dos postos de combustíveis com medo de ficaram desabastecidos. Mesmo que essa greve ainda não fosse realidade. O que levou a muitas pessoas a passarem horas em filas e pagarem o combustível acima do preço normal. Então este é o comportamento de manada, onde as pessoas tendem a seguir o comportamento do “senso” comum.

comportamento
Fila de carros em Belo Horizonte.

O mesmo ocorre na bolsa de valores, em alguns casos de desvalorização de ações, muitos investidores “correm” para se livrar desses ativos.

Por isso, a reflexão é importante nesses momentos, afinal, se uma ação está mais barata talvez seja a hora certa de se investir.

Como evitar que este comportamento me dê prejuízos?

Primeiramente, é muito importante ter senso crítico. Saber avaliar o mercado e estar informado são as grandes armas do investidor. Avalie as vantagens e desvantagens de determinada atitude, como que irá refletir em você e em seu bolso.

Tenha sua opinião sobre determinada atitude do mercado, e caso você não se sinta seguro, estude até poder formar sua própria opinião.

O grande risco desse efeito é seguir palpites aleatórios. Um fato sobre esse mundo dos investidores é que não existe uma “receita de bolo”. Só por que um conhecido teve sucesso investindo em uma ação X, não quer dizer que será o seu caso. Assim, é preciso estar atento e investir em seu próprio perfil de investidor.

Por fim, não deixe de conferir nosso guia de como começar a investir no exterior clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *