PIB dos EUA deve crescer 6,5% em 2021, aponta FED

AVIOGTXXGZVUFTJBZAYE

O Federal Reserve (o banco central dos EUA) aponta em seu último relatório um crescimento de 6,5% no PIB americano, contudo a inflação deve aumentar.

O Federal Reserve projeta um período de desenvolvimento econômico dos EUA este ano, muito disso em decorrência da redução dos efeitos do Coronavírus na economia. Além disso, ainda fez a promessa de manter as metas da taxa de juros próxima de zero nos próximos anos.

Além disso, o banco central prevê um crescimento em 6,5% do PIB este ano, ainda prevê uma redução na taxa de desemprego em 4,5 % até o final de 2021. Esses números são bem mais otimistas do que os anteriores, relatados em dezembro.

Anteriormente era previsto 4,5% de crescimento da economia, além de uma taxa de desemprego mais alta, por isso podemos dizer que as previsões são melhores.

A taxa de juros dos EUA

Contudo, essa melhora de cenário não foi o suficiente para mudar a opinião das autoridades americanas sobre a taxa de juros.

Em uma lista com 18 autoridades do federal reserve, sete acreditam que até 2023 as taxas terão um aumento, contra 5 em dezembro.

Agora 4 acreditam que até em dezembro as taxas terão que subir, em dezembro nenhuma tinha essa opinião.

Se você é do time que vê as reportagens sobre taxas de juros e inflação e não entende muito bem como o sistema funciona, segue uma breve explicação:

A taxa de juros funciona como um instrumento do banco central para conseguir controlar a inflação. Uma taxa de juros maior reduz o incentivo ao investimento, já que empresas tendem a pagar juros maiores nos empréstimos. A redução dos investimentos funciona como um “balde de água fria” na economia, pois reduz o dinheiro em circulação no mercado, e assim reduz a inflação.

O perigo inflacionário que está causando medo no Federal Reserve vem do pacote de estímulos, onde o governo americano injetará muito dinheiro na economia. Esse aumento de dinheiro em circulação tende a causar inflação.

E a inflação em si é a perda do poder de compra da população e isso é exatamente o que o governo americano quer evitar.

Contudo, esse aumento da taxa é só um cuidado e as previsões para economia americana são extremamente otimistas! Por isso, é bom ficar de olho nas oportunidades de investimentos.

Por fim, confira agora nosso post que explica melhor sobre o crescimento da economia americana clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *