Porque uma IPO nos EUA é mais desejada do que no Brasil?

IPO

Entenda por quê algumas empresas preferem ter seu IPO feito na bolsa americana do quê na brasileira.

Primeiramente vamos lembrar o conceito de IPO. a initial public offering, nada mais é que o momento em que uma empresa entra no mercado de capitais, em outras palavras, é quando a empresa começa a negociar suas ações.

Assim surgem nesse momento uma dúvida entre muitas empresas. Vamos negociar nossas ações no Brasil ou nos EUA?

Existem uma série de benefícios e de também de desvantagens nos dois países, mas muitos ainda acreditam que os EUA é o melhor lugar para se jogar no mundo especulativo, assim como foi o caso das brasileiras XP inc. , PagSeguro e Stone.

O IPO nos Eua

O Wallstreet é a maior e mais conhecida bolsa de valores do mundo, e ela é conhecida assim pelo fato de quê os maiores investidores e empresas do mundo estão lá, por isso é muito interessante para as empresas entrarem na “febre” da wallstreet, pois a empresa irá ganhar uma grande visibilidade internacional.

Além disso, a bolsa americana é mais “evoluída” que a brasileira. O grande número de empresas e investidores aumentam a liquidez do mercado, facilitando as operações e garantindo mais segurança e estabilidade.

Os Americanos ainda possuem outra boa vantagem, os números.

Não é surpresa que a educação financeira não é popular no Brasil. e assim, apenas uma parcela minúscula de cerca de 3% da população tem o costume de fazer investimentos. Por outro lado, a realidade é bem diferente nos EUA, onde cerca de 55% da população americana possui algum ativo da bolsa.

A dimensão desses números permitem as empresas fazerem IPOs mais robustos, com maiores números de ações e com valores maiores. Afinal quanto maior a demanda maior o preço certo? e investidores é o que não está faltando no mercado americano.

Contudo, o mercado brasileiro sai ganhando no quesito custos. O IPO no EUA é mais salgado que o brasileiro. Em geral o custo da oferta são bastante atrelados ao sucesso dela, ou seja quanto maior o IPO, maior será a porcentagem das taxas. No brasil o custo médio varia entre 2,5% a 5,6% do valor arrecadado, enquanto nos Estados Unidos a média fica entre 4% e 11,7%.

Por fim não deixe de conferir como é possível investir no exterior clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *