Short Time: As ações americanas mais vendidas em abril

short

Confira algumas das ações “short” que estarão em bastante evidência neste mês de abril.

Os famosos “shorts selling”, (ou vendas em descoberto como conhecido no Brasil) estiveram em alta desde o começo do ano.

Esse método de investimento busca priorizar desvalorização de ações. Pode parecer confuso então vou explicar um pouco mais.

Em resumo, a venda em descoberto consiste em “emprestar” ações e depois vende-las.

Para entender como essa venda aposta na desvalorização das ações é preciso entender como funciona esse “empréstimo”. Um investidor “aluga” uma ação que ele não possui em sua carteira, e a vende.

Pessoalmente, gosto de visualizar essas informações em números para entender melhor, então segue um exemplo:

Um investidor “aluga” um ativo de 10 dólares e o vende por esse valor, contudo, o pagamento desse “aluguel” é realizado posteriormente, quando o investidor é obrigado a comprar novamente a ação e devolvê-la ao credor original. Neste momento, se o preço da ação for menor que os 10 dólares iniciais, digamos que 6 dólares, o investidor que vendeu em descoberto lucrou 4 dólares.

Por isso, é possível aos investidores apostarem na desvalorização de determinados ativos, essa prática é bem comum na bolsa americana. No entanto, como se trata de uma situação de alto risco, é recomendada apenas para investidores mais arrojados e experientes.

Recentemente vimos um movimento bem interessante graças a essa mecânica de investimento: “a revolta das sardinhas”. Onde um grupo de pequenos investidores se juntaram para valorizar alguns determinados ativos, prejudicando grandes investidores que estavam operando essas ações em descoberto.

Assim, segue relação das ações mais vendidas em descoberto nos últimos 30 dias, e que abrem este mês de abril ainda nesta expectativa.

As ações “short”

EMPRESATICKER
Vici Properties VICI
General Electric GE
Sirius XM SIRI
Discovery DISCK
Bank of America BAC

General Eletric

A gigante industrial norte-americana General Electric foi considerada por muito tempo um dos maiores investimentos de primeira linha no mercado norte-americano. Afinal, foi até um componente original do Dow Jones Industrial Average em 1896.

No entanto, a GE sofreu uma série de manchetes negativas nos últimos cinco anos, que afetaram o preço de suas ações e sua reputação. Assim empresa fez investimentos inoportunos em petróleo e gás, foi envolvida em um escândalo contábil e foi acusada de administrar mal seu enorme balanço.

Em março, a GE anunciou a mais recente de uma série de vendas de ativos destinadas a simplificar seus negócios e melhorar sua situação de dívida. Por isso, a GE vendeu seu negócio de leasing de aeronaves para a AerCap (AER) por US$ 24 bilhões em dinheiro e uma participação de 46% na Aercap.

Os vendedores a descoberto podem não ter ficado impressionados com a orientação inicial da GE para 2021, ou então podem ver o desdobramento reverso de ações um para oito, anunciado recentemente como uma bandeira vermelha. Seja qual for o motivo, a corretora S3 relata que os juros a descoberto da GE aumentaram em 27,8 milhões de ações nos últimos 30 dias.

Bank of America

O Bank of America valorizou 60% desde 1º de novembro. Assim, muito do otimismo dos investidores vem das expectativas de que as taxas de juros continuarão subindo devido a pressões inflacionárias após gastos de estímulo governamentais sem precedentes.

No entanto, quanto mais altas as taxas de juros sobem, maiores as margens de juros líquidas dos grandes bancos tendem a subir. NIM é a diferença entre as taxas de juros que os bancos cobram sobre os empréstimos e as taxas de juros que pagam sobre os depósitos.

No entanto, em março, o Federal Reserve (banco central americano) disse que não estenderia uma isenção especial aos requisitos de capital bancário que estabeleceu em abril de 2020 para ajudar a manter a liquidez nos mercados de crédito dos EUA durante o pior período de paralisação econômica.

Com isso, vendedores a descoberto podem estar apostando que o término da isenção do requisito de capital terá um impacto maior do que o esperado nos lucros do Bank of America. O Bank of America tem US$ 3,2 bilhões em juros a descoberto, mais do que qualquer uma das outras cinco ações mencionadas. Os vendedores a descoberto adicionaram 13,8 milhões de ações às suas posições vendidas nos últimos 30 dias, de acordo com o S3.

Por fim, não deixe de conferir o IPO da Robinhood. Empresa que esteve envolvida em polêmicas relacionadas a venda em descoberto. Basta clicar aqui.



Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *