Tencent: Descubra onde a gigante chinesa investe seu robusto patrimônio

tencent sogou offer

A Tencent, famosa companhia chinesa, famosa por seus próprios negócios (como o aplicativo WeChat), possui um portfólio de investimentos de 259 milhões.

Em declaração feita em setembro de 2020, a avaliação era de US$ 138 bilhões, desde então, a monstruosa empresa viu seus ativos valorizarem em 87,68%. Esse aumento vem em resposta ao crescimento do setor de tecnologia, onde a Tencent é um dos grandes personagens no mercado chinês .

A maior parte dessa valorização se dá pelos efeitos da pandemia do covid-19, em outras palavras, a rápida digitalização do período, favoreceu em especial as empresas de tecnologia, onde a empresa atua e investe.

Segundo Martin Lau, presidente da holding de investimentos do grupo, a Tencent já investiu em mais de 800 empresas. Entre essas, 327 são start-ups, as demais são acordos feitos pelo capital de risco.

O perfil de investimento da Tencent

A Tencent busca em suas start-ups empresas que atuem em, redes sociais, entretenimento e veículos elétricos. Os investimentos são feitos em empresas chinesas ou internacionais, em pequenas participações, salvo em alguns casos,  os executivos da Tencent têm maior participação na condução das empresas. Como conclusão, as empresas apadrinhadas pela Tencent são reconhecidas e aprovadas pelo mercado chinês.

O braço de capital de risco da companhia em contrapartida, possui outra abordagem, e busca estabelecer acordos.

Estes acordos já são feitos em um grupo de empresas mais consolidadas no mercado, como a JD.Com, segundo maior nome do e-commerce chinês, depois do Alibaba, Activision Blizzard, de games; e Riot Games, estúdio de jogos que fez franquias de sucesso como “League of Legends“. Redes sociais como Snapchat e Reddit também não escapam do olhar da empresa. Até mesmo empresas brasileiras fazem parte do portfólio, como o caso da Nubank. que recebeu 200 milhões da companhia em 2018.

Contudo, a empresa enfrenta alguns problemas , em especial, no campo regulatório. A empresa vem sendo investigada por autoridades chinesas, sob acusações de comportamento anticompetitivo e Monopólio, principalmente por causa das operações do WeChat e sua política de integração.

Atualmente a empresa ByteDance, dona do TikTok, promove uma ação contra a Tencent, alegando monopólio por parte do WeChat.

Não deixe de conferir em seguida o nosso post sobre as ações recomendadas pelo banco Inter para o mês de março clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *