Veja como o Coronavírus impactou o comércio mundial

Coronavírus

Entenda os verdadeiros impactos da crise do Coronavírus, e veja também os setores que cresceram graças a este momento.

A pandemia afetou todo o planeta, seja direta ou indiretamente, de algum jeito, todos saíram prejudicados. As necessárias medidas preventivas como o Lockdown ( quarentena) acabaram esfriando completamente as relações produtivas do mercado. Gerando uma cadeia de problemas econômicos, que afetou dos pequenos comerciantes aos grandes empresários.

O Banco Mundial estima que o PIB das nações caíram em média cerca de 4,3%, ou seja, é uma recessão que atinge praticamente todo o globo. Alguns setores econômicos foram praticamente “extintos” durante algum período, principalmente o entretenimento.

O setor de recreação foi extremamente abalado, principalmente os que dependiam das aglomerações. Shows, bares, eventos esportivos, parques temáticos, cinemas, casas de festas… todos que dependiam desses eventos viram a demanda dos seus serviços sumirem da noite para o dia. O prejuízo de quem vivia dessa renda foi enorme, mas a economia também sentiu os impactos de um setor parar de gerar renda.

Além deste setor vinculado aos serviços, vários outros sofreram quedas e fortes abalos, podemos destacar a aviação, com o cancelamento de vários voos internacionais. Grandes empresas como a American Airlines viram o valor de suas ações despencar ao longo dos meses, para piorar a situação dessas companhias, uma retomada dependia muito da superação da crise sanitária, e as perspectivas não eram nada animadoras.

O outro lado do Coronavírus

Os movimentos dos investidores resume bem a situação migratória que aconteceu no mercado de capitais.

A “Fuga” de investidores foi bem comum durante a pandemia, investidores retiraram suas aplicações nos setores mais afetados, como serviços e indústria, e apostaram nos setores que vieram a crescer durante a pandemia.

O setor de tecnologia recebeu grande parte destes investimentos, já que muitas empresas adotaram medidas de digitais para continuar oferecendo seus serviços. Um bom exemplo é Zoom. A companhia que oferece um serviço de reuniões virtuais, viu seu valor de mercado triplicar devida a alta demanda de seus serviços causada pela pandemia.

A crise persiste até hoje, e os danos foram severos. Contudo um novo mundo de oportunidade se abriu, e aqueles que souberem surfar a onda tem tudo para fortalecer os seus investimentos.

Por fim, não deixe de conferir as expectativas do mercado americano para o próximo semestre clicando aqui.

Faça parte do melhor grupo de Investidores Globais: clique aqui Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *